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Landing Pages: O que são e como criar páginas de alta conversão

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Alifer

10/02/2025

Capa para postagem do artigo

Você já se pegou frustrado, tentando inúmeras estratégias para qualificar leads, mas sem o resultado esperado?

Muitos profissionais de Marketing ainda alocam inúmeros recursos na expectativa de atrair mais Leads no final do mês, mas, mesmo assim, continuam enfrentando dificuldades em converter esse público em Vendas reais!

E se eu te falasse que existe uma simples, poderosa e acessível Estratégia que você pode aplicar facilmente para reverter essa situação? As famosas Landing Pages.

Nós da Larcode, desenvolvemos um artigo completo sobre essas Páginas: O assunto que provavelmente mudará sua visão sobre Geração de leads e Inbound Marketing.

O que é uma Landing Page?

As Landing Pages são projetadas com um único objetivo: persuadir usuários a tomarem uma decisão específica. Por exemplo, comprar um produto, inscrever-se em uma newsletter ou iniciar uma conversa no Whatsapp.

Diferente de outras Páginas na internet, uma Landing Page é cuidadosamente estruturada para minimizar distrações. Isso significa que ela não possui muitos links e informações desnecessárias, oferecendo ao usuário uma experiência direta e objetiva.

Com muita frequência elas são usadas em campanhas de Marketing Digital, devido seu baixo custo e à facilidade para realizar testes A/B. E sim, elas também podem ser indexadas no Google para Pesquisas Orgânicas, em situações mais específicas – mas não se preocupe, vamos detalhar isso mais adiante. 

Por que Landing Pages são importantes para o seu negócio?

Reforçando o que foi dito anteriormente, as Landing Pages são pilares para a eficácia de suas campanhas de Marketing. Elas oferecem uma experiência otimizada aos seus visitantes. O que aumenta a probabilidade de conversão.

Isso você já sabe, então vamos listar outros pontos igualmente importantes:

  • Personalização, A estrutura simples permite que até mesmo um usuário que não entenda absolutamente nada sobre programação consiga fazer alterações diretas em cada elemento da página, sendo o que nós chamamos de Altamente Moldável. E claro, isso implica diretamente com o nosso próximo tópico da lista.

  • Testes A/B, Com a Landing Page em mãos e usando o conceito de que ela é moldável, você pode criar de maneira eficiente inúmeras páginas com a mesma estrutura, porém, com elementos diferentes. Por exemplo, uma headline alternativa, diferentes versões de copywriting ou uma VSL (Video Sales Letter) com alterações sutis. O processo de testar e ajustar conforme suas necessidades é ágil, otimizando cada vez mais os resultados de sua campanha e, principalmente, economizando dinheiro do caixa empresarial.

  • Simplificação de rastreamento de dados, A simplicidade e a objetividade facilitam o uso de ferramentas, como Google Analytics ou o próprio Pixel do Facebook para analisar o tráfego e as ações realizadas dentro da sua página.

  • Custo de desenvolvimento reduzido, Por serem mais simples e mais rápidas de serem feitas, o custo delas tende a ser inferior quando comparado a outras páginas. E não, o fato de ser mais “simples” e barata não interfere na qualidade da página, e os motivos já foram citados acima.

Tipos de Landing Pages e Quando você deve usar cada uma delas

A utilidade das Landing Pages podem variar bastante conforme sua necessidade, então separamos elas em três tipos principais, cada um focado em objetivos específicos dentro do seu Funil de vendas. Vamos explorar e entender qual dessas opções melhor se encaixa para seu negócio.

Landing Page para Captura de Leads

São projetadas para captura de informações de seus visitantes, como nome, endereço, email, e telefone. Geralmente, é oferecido algo em troca dessas informações (Um Ebook, ou um Webinar por exemplo).

Você deve usar essas páginas quando decide preencher um CRM com Leads Qualificados para futuras ações de Marketing, como campanhas de email, nutrição de leads ou até conversas diretas (X1).

Landing Page para Vendas Diretas

Tem a finalidade de conversão imediata, ou seja, o principal objetivo é fazer com que o usuário compre um produto ou serviço. Elas utilizam uma oferta muito bem estruturada, e com CTA (Call to action) poderoso e atraente.

Essas Landing Pages possuem mais seções comparadas às convencionais. Elas incluem Provas sociais, Detalhes sobre o produto, Benefícios, além de um excelente argumento de vendas, muito bem elaborado.

Click-Through Landing page (destinar cliques)

O objetivo dela é fazer o usuário avançar mais um passo dentro do seu Funil de vendas. Embora muito semelhante com uma Landing Page para Vendas Diretas, ela foca em educar ou fornecer uma proposta inicial, ao invés de fechar uma venda imediata.

Ela funciona melhor para vendas mais complexas, fazendo com que o lead aceite fique confortável aos poucos para efetuar a compra, ao invés de pressioná-lo a tomar uma decisão imediata.

Landing Pages de Apresentação

Tem a finalidade de expor seu produto/serviço de forma clara, ajudando aumentar a consciência de marca da sua empresa no digital. Esse processo é comumente conhecido como Branding.

Essas páginas também são excelentes para anunciar eventos ou compartilhar informações sobre futuros lançamentos, gerando antecipação e interesse no público.

Como criar uma landing page?

Com o recente avanço na tecnologia foram disponibilizadas ferramentas que permitem até mesmo alguém que nunca sequer abriu um livro referente a programação desenvolver sua própria página.

Agora que você já tem uma ideia do que é possível, vamos direto ao ponto: quais ferramentas você pode usar, como pode desenvolver ou, caso prefira delegar, como pode fazer isso.

Landing page usando WordPress

A ferramenta Wordpress nasceu em 2003 com o intuito de ser uma plataforma simples e acessível para as pessoas criarem Blogs pessoais. Com o tempo, a ferramenta evoluiu, tornando-se uma plataforma robusta e versátil na criação de sites, E-commerces e Blogs Corporativos.

O primeiro passo para começar a utilizar Wordpress é se registrar na plataforma oficial. Em seguida, faça o download e instale o aplicativo ou acesse a versão online. Após isso, você estará pronto para iniciar o projeto da sua Landing Page. Simples assim!

Você pode usar ferramentas auxiliares, chamadas de Plugins, para ajudar com a eficiência do seu projeto. Por exemplo, Elementor é um plugin que permite total personalização do Layout de sua página usando o sistema de “Arrasta e Solta”. Outro plugin valioso para sua aplicação é o Yoast SEO que permite você otimizar o SEO da página, facilitando sua indexação nas primeiras posições de busca do Google.

Dicas para criar uma Landing Page de alta conversão

Agora que você já sabe o processo inicial para começar a criar sua página, vamos compartilhar algumas dicas para ajudar você a obter o máximo de proveito e conversão.

Páginas Responsivas

A primeira e mais importante dica é ter uma página responsiva. Isso significa que sua página deve ser otimizada para as dimensões de aparelhos móveis, como smartphones e tablets. Como a maior parte do tráfego atualmente vem desses aparelhos, é essencial que sua página seja ajustada para atender a esses usuários. O plugin Elementor facilita esse processo para você, permitindo que o layout da página se adapte automaticamente a qualquer tamanho de tela.

Otimizar Core Web Vitals

O Google utiliza um conjunto de três métricas, chamadas de Core Web Vitals, essas métricas são responsáveis por medir a experiência do usuário dentro de sua página. As métricas são:

Largest Contentful Paint (LCP)

Essa métrica mede o tempo que a página leva para ser exibida para o usuário. O ideal é manter no máximo até 2,5s.

First Input Delay (FID)

O FID mede a velocidade da primeira interação do usuário com a página. Por exemplo, o click em um botão. O objetivo é que seja 0,1s ou menor que isso.

Cumulative Layout Shift (CLS)

Essa métrica mede a estabilidade visual da página, garantindo que elementos não “saltem” na tela enquanto o usuário navega. Um bom CLS é menor que 0,1.

Palavras-chave Estratégicas

Utilize ferramentas como Google Keyword Planner, Google Trends ou “People Also Ask”, para identificar as melhores palavras-chave de seu segmento. Escolhido as palavras-chave, incorpore-as de maneira organizada em títulos e subtítulos para facilitar a leitura de seu usuário. Isso também favorece seu conteúdo para os motores de busca do Google.

Conteúdo rico

Independentemente do conteúdo que você criar para sua página, certifique-se de que ele realmente agregue valor para o usuário. Priorize conteúdos originais e relevantes, mantendo uma abordagem ética e autêntica para ganhar a confiança dos leitores. E sim, isso também é relevante para os motores de busca.

Cuidado com a Repetição de Palavras

Sabemos o quanto pode ser tentador repetir palavras-chave na tentativa de aparecer na primeira página do Google. No entanto, o uso excessivo pode ter o efeito oposto, prejudicando a credibilidade do conteúdo. Para manter um bom equilíbrio, use as palavras-chave com uma densidade de até 2% do total de palavras, ou cerca de 20 repetições a cada mil palavras.

Call to Action (CTA)

Aproveite todas as informações anteriores e aplique-as junto a um bom Call to Action (CTA). Sempre incentive o próximo passo, seja se inscrever, baixar um material ou entrar em contato. Seguindo essas práticas, você aumentará suas chances de gerar um fluxo constante de tráfego e um crescimento significativo na captação de leads.

Quando devo delegar?

Apesar de todas as ferramentas e maneiras de executar determinada ação apresentadas, há momentos em que delegar a criação e otimização da sua landing page pode ser a melhor escolha. Se você não tem tempo ou expertise em design, desenvolvimento ou SEO, contar com profissionais especializados pode garantir que sua página tenha o impacto que você deseja, além de economizar tempo e possivelmente dinheiro.